top of page
  • bgwebmkt

COMO FAZER O GOOGLE ENCONTRAR O SEU SITE?

Atualizado: 12 de ago. de 2020





Uma das grandes dúvidas de quem está começando no mundo digital ou lançando o seu primeiro site é exatamente sobre o funcionamento do Google e de outros mecanismos de busca. Uma pergunta que sempre recebemos é “como fazer para o Google encontrar o meu site?”.

Alguns métodos simplesmente fazem o seu site aparecer no Google, outros, além de permitir que o Google encontre o seu site, podem agregar valor ao domínio e à marca. Por isso, resolvemos sanar este questionamentos e outros detalhes que também podem ser dúvidas frequentes sobre o assunto.



Como fazer para o Google encontrar o seu site?


“Ahhh, como eu faço o meu site ser encontrado pelo Google?”. Veja quais são os diferentes caminhos para fazer o seu site aparecer no Google:

  1. Cadastre o sitemap.xml no Google Search Console;

  2. Solicite a indexação

  3. Fortaleça seus links

  4. Divulgue o link dos seus sites nas redes sociais

  5. Tenha um código limpo

  6. Preze pela rapidez do seu site

  7. Crie conteúdos estratégicos e de valor

  8. Mantenha seu site atualizado

Entenda cada um destes tópicos a seguir:


1. Cadastre o sitemap.xml no Google Search Console


O Google tem o seu modelo preferido e mais indicado de todos para indexar sites, o cadastro do sitemap.xml no Google Search Console (GSC).

Embora esse seja o modelo mais conhecido e indicado, é impressionante a quantidade de sites que ainda não usou o método, seja por não ter um Sitemap XML, ou por ter, mas não fazer o cadastro no GSC.

Esta é, provavelmente, a forma mais eficaz de fazer com que o Google indexe um site, pois você entrega de forma organizada todas as páginas do site (ou quase todas, listando pelo menos as mais importantes).

Apesar do Sitemap XML ser o mais indicado, o Google aceita outros formatos, como um simples arquivo de texto (sitemap.txt), com uma lista de URLs do seu site, uma por linha. Simples assim. Basta enviar este arquivo também pelo Search Console. Não tem desculpa para não ter um sitemap por lá.

Se ainda assim você quiser um Sitemap XML, você pode usar uma ferramenta como o WriteMaps para isso.


2. Solicite a indexação


Antigamente, o GSC tinha a opção de rastrear como o Google. Agora, ele não conta mais com essa opção e quando você quer que uma URL seja indexada mais rapidamente, é preciso ir no GSC e clicar em ‘Inspeção de URL’ e colocar a URL na caixa de busca que vai ficar destacada. Após inserir a URL lá e buscar, você pode ver se a página está indexada ou não. Se não tiver, pode solicitar a indexação.






Estes métodos servem, não só para um site ser descoberto, mas também para que suas páginas mais profundas, ou seja, mais distantes (em número de cliques) da página inicial serem descobertas. Infelizmente, não há garantia de que cada página listada seja indexada, mas certamente é uma grande oportunidade que está na sua mão.


3. Fortaleça seus links


Para o Google encontrar o seu site, ele vai precisar de um link que leve o Googlebot até o site ou página específica. Como o Google também usa links de outros sites para encontrar novas páginas, você pode comentar em blogs ou fóruns populares (independentemente do uso de nofollow nesses sites) e usar o endereço do seu site como assinatura.

Porém, algo que é IMPORTANTE e não deve ser esquecido: caso você escolha utilizar este caminho, não exagere, não abuse de texto âncora e não entre em esquemas de troca de links.

Tudo o que você precisa é apenas um link. Tem um site que você gosta, acompanha e tem um comentário valioso para adicionar ao conteúdo? Ótimo, use um comentário neste site e pronto. Você não precisa e não deve exagerar, comentando bastante neste e em outros sites e blogs.


4. Divulgue o link dos seus sites nas redes sociais


Além da pesquisa do Google, utilize outros canais para ajudar o buscador a ver seu site como referência. Você pode se apoiar em redes sociais como o Twitter, YouTube ou outras que não ofereçam bloqueio ao rastreamento do Google.

O bônus destes métodos alternativos é que o seu site pode já alcançar o público de forma direta e receber visitas de outros canais, enquanto o Google vai lendo o Sitemap e navegando pelo site para encontrar as páginas, classificar e passar a exibir nos resultados de busca.


5. Tenha um código limpo


O rastreamento e a indexação do seu site pode se tornar mais fácil se o backend do seu site estiver “limpo”, em outras palavras, se estiver organizado e se garantir que tenha o código W3C (World Wide Web Consortium) compatível, um padrão para a criação de conteúdos estruturais. Nunca inche o seu código. Certifique-se de que o conteúdo do seu site está dentro de uma boa estrutura HTML.


6. Preze pela rapidez do seu site


O que você pode fazer para tornar seu site ainda mais ágil? Faça uma revisão das imagens, se puder diminuí-las, o faça. Além disso, verifique se existem plugins ou outras aplicações que estão deixando as páginas mais pesadas. Faça as correções e, com isso, vai ajudar os robôs do Google a fazerem uma leitura muito mais ágil e eficaz, como também vai priorizar a boa experiência dos usuários — o que vai elevar a sua nota de qualidade.


7. Crie conteúdos estratégicos e de valor


Desenvolva conteúdos de qualidade, que cumpram seus objetivos, que ajudem a atingir suas metas de fazer seu site aparecer no Google e obter melhores resultados. Para isso, você não só precisa criar artigos para o blog e textos de apoio para o site com base em uma pesquisa de palavras-chave, como também precisa ter atenção aos detalhes para oferecer algo de valor para o público-alvo.

Pergunte-se sempre se os seus conteúdos estão alinhados à persona da sua marca, ou seja, se são úteis para quem visita seu site.


8. Mantenha seu site atualizado


Além de tudo o que você já aprendeu por aqui, preciso lembrar que se a sua dúvida é como fazer o Google encontrar o seu site, um dos principais segredos é mantê-lo atualizado.

Tenha o cuidado de conferir as páginas, fazer testes, analisar se há links quebrados, entre outras possíveis situações que podem prejudicar a experiência dos usuários. Isso vai ajudar a manter o seu padrão de qualidade elevado.

20 visualizações0 comentário
bottom of page